Seção de atalhos e links de acessibilidade

Estado 24/05/2017 às 16:43

Fonte: Assessoria

Escrito por: Assessoria

Secretário nomeia comissão para concurso com 5,7 mil vagas na Educação em Mato Grosso


Foto Principal Notícia

Foto Por: Assessoria

O secretário de Educação, Marco Aurélio Marrafon, nomeou a comissão de concurso público para provimento de 5,7 mil vagas em Mato Grosso. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje. Fazem parte do grupo representantes da própria Secretaria de Educação (Seduc), da Secretaria de Gestão (Seges), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

 

Segundo o presidente do Sintep, Henrique Lopes, a comissão tem por objetivo discutir os parâmetros do concurso. “Vai discutir o número de vagas e onde (em quais municípios) estão estas vagas. Também vai debater a proposta do concurso, se terá cadastro de reserva, se terá nota de corte, se será voltado para a prática ou conhecimentos gerais. Enfim, a comissão trabalha o edital e contribui para a lisura do processo”.

 

Nesta semana, o Sintep aprovou estado de greve nas escolas estaduais de Mato Grosso. Uma das cobranças do sindicato é justamente a realização do concurso público, condicionante acordada com o governo e que pôs fim a uma paralisação dos profissionais no ano passado. “O governo precisa dar celeridade aos processos do concurso, que já deveriam estar concluídos. Os profissionais deveriam estar se preparando para assumir os cargos agora no segundo semestre”, criticou.

 

Em março, o governador Pedro Taques anunciou que iria assinar, “nos próximos dias”, o edital do concurso público. O anúncio foi feito durante a inauguração da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Na ocasião, foram anunciadas 2.617 vagas para professor (nível superior) da Educação Básica, 355 para técnico administrativo (nível médio) e 2.776 para apoio administrativo (nível fundamental).

 

Segundo a Seduc, o valor de R$ 5,9 milhões para contratação, por meio de licitação, da empresa que deverá realizar o processo seletivo já está assegurado no orçamento. Conforme o secretário Marrafon, a expectativa é de dar início à nomeação dos aprovados ainda no decorrer deste ano. Hoje, a Seduc possui 40 mil servidores, sendo que 22,9 mil são professores. Destes, 9.231 são efetivos e 13.733 contratados.



Ver mais