Seja Bem Vindo, 22 de Maio de 2017.
Peixoto de Azevedo - MT
Notícias
Política
Câmara terá sessões seguindo regimento interno
Presidente eleito para o biênio 2017/2018 disse que o legislativo precisa resgatar a sua credibilidade e respeito junto à população
Publicado em: 04/01/2017 ás 17:21:00 Autor: Newton Afonso Fonte: Newton Afonso

O vereador Paulo Dendena (PMDB), eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara, em entrevista exclusiva ao site Realidade MT, disse que mudanças devem ser feitas na condução administrativa da Casa e na forma como são conduzidas as sessões, retomando a leitura, discussão e votação da ata da sessão anterior, reunião das comissões permanentes e discussão dos projetos encaminhados pelo Poder Executivo e do Legislativo.

Paulo Dendena disse que os membros da Mesa Diretora estiveram reunidos na terça-feira (03) discutindo alguns pontos que devem ser implantados logo após o retorno do recesso parlamentar. Entre eles o horário de funcionamento da Casa, as sessões ordinárias, extraordinárias, itinerantes e solenes. Foi discutida também a possibilidade de construção de uma nova sede do Poder Legislativo.

Logo após a reunião com os membros da Mesa Diretora, Paulinho do Posto se reuniu com os servidores da Casa e colocou a eles as novas metas que serão implementadas a partir de agora na condução administrativa da Câmara e no atendimento aos munícipes que comparecem diariamente a procura de vereadores ou servidores. Paula pontuou que o resgate da credibilidade do legislativo é uma das principais metas e o servidor é um dos principais atores neste trabalho, pois é o primeiro a receber o cidadão.

Logo na primeira sessão ordinária deste ano será retomada a leitura da ata da sessão anterior nas sessões. Segundo Paulo, a leitura, discussão e votação da ata em plenário, é o que valida a sessão anterior e os projetos, indicações e requerimentos nela aprovada. “A sessão poderá ficar um pouco mais longa com essa iniciativa, mas este processo e regimental e deve ser seguido à risca.

Já a partir da primeira sessão deste ano a assessoria de imprensa da Casa passara a gravar em vídeo as sessões. Segundo o Presidente este ato também é regimental e serve de prova documental para sanar duvidas de votação de projetos e caso seja solicitado por algum órgão do Judiciário. Para isto equipamentos foram adquiridos pela mesa diretora anterior e que já esta a disposição da assessoria de imprensa.

Ainda com relação as sessões, Paulo aponta que tanto ele quanto os demais membros da mesa ouviram alguns munícipes que sempre se fazem presentes nas sessões e receberam deles reclamações quanto ao desconhecimento dos projetos de leis, indicação e requerimento que são apresentados e votados. Segundo Dendena, estes munícipes disseram que os projetos são apresentados e votados sem serem discutidos e apontados onde serão aplicados. “Temos que mudar esta situação, levando ao munícipe, já a partir da apresentação, quando estes projetos são baixados as comissões a informação do beneficio que o projeto vai levar para o município e seus moradores”, enfatizou Paulo Dendena.

Os projetos baixados as comissões permanentes, deverão ser analisados pelos membros e o relator fara um relatório que será apresentado e lido em plenário com seu parecer e voto que deverá ser seguido ou não pelos demais membros da comissão e logo em seguida será colocado em discussão e votação para os demais vereadores.

 

A mesa diretora deu inicio a discussão de descentralização dos trabalhos da Câmara, com realizações de sessões itinerantes nos bairros e no Distrito União do Norte. O assunto foi debatido pela e mesa e será discutido com os demais vereadores. De antemão foi discutida a realização de pelo menos duas sessões anual no distrito União do Note. O assunto deve ser debatido com os demais vereadores logo após o retorno do recesso parlamentar.

Uma das principais metas da Mesa Diretora é quanto a construção de uma nova sede para o Poder Legislativo. Para isto já foi iniciado dialogo com diretores da PW que quando do loteamento a área urbana da cidade, que era de sua propriedade, fez a doação de terrenos na quadra onde foi construído o Banco do Brasil e que não houve manifestação dos gestores da Câmara na época para construção. “Iniciamos conversa com os diretores da PW e eles ficaram de nos dar uma posição sobre a possibilidade de reaver este terreno. Caso seja concretizado, vamos fazer gestão junto aos deputados que representa a região, tanto na Assembleia como na Câmara Federal, em busca de recursos para construir uma sede do legislativo que atenda as necessidades do município”, ponderou Paulo Dendena.

Finalizando, Paulo Dendena disse que o recesso parlamentar se encerra no próximo dia 1° de fevereiro e a primeira sessão solene de abertura do ano legislativo acontece na segunda-feira 6.

©2017 - Resumo Diário - Todos os direitos reservados.