Seção de atalhos e links de acessibilidade

Política 20/09/2018 às 16:05

Fonte: Assessoria

Escrito por: Newton Afonso

Sancionada Lei do Vereador Joranir Soares que cria Semana de Combate a depressão infanto Juvenil


Foto Principal Notícia

Foto Por: José Carlos - Vereador Joranir Soares

Preocupado com o grande número de pessoas que sofrem com uma doença que vem se propagando, principalmente entre os jovens, o vereador Joranir Soares (PPS) apresentou projeto que institui no âmbito do município de Peixoto de Azevedo a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão Infanto-Juvenil. Apos votação e aprovação na Câmara de Vereadores foi encaminhado ao Poder Executivo e sancionado pelo prefeito Mauricio Fereira de Souza (PSDB)

 

A Lei aponta em seu artigo primeiro, que o evento devera acontecer todos os anos na primeira semana do mês de setembro quando poderão ser promovidos seminários, palestras, fóruns de debates e campanhas com o objetivo de levar ao conhecimento da população em geral informações sobre a Depressão Infanto-juvenil, bem como orientar sobre o diagnostico e tratamento adequado da doença.

 

Segundo Joranir Soares o evento a ser realizado em Setembro vai de encontro a Campanha Nacional de combate ao suicídio denomina de “Setembro Amarelo”, e deverá ser incluído no calendário de campanhas municipal da Secretaria de Saúde, que deve preparar toda uma programação visando atingir os objetivos propostos.

 

A preocupação maior e quanto ao grande número de suicídios entre jovens em todo o país e principalmente no município de Peixoto de Azevedo ocasionado por problemas depressivos.

 

O que é Depressão?: A Depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Pessoas que sofrem com distúrbios de depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas.

 

Por isso, o acompanhamento médico é imprescindível tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

 

A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

 

Causas: A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.



Ver mais