Seja Bem Vindo, 12 de Dezembro de 2018.
Peixoto de Azevedo - MT
Notícias
Cidades
8 Cooperativas do Amapá visitam COOGAVEPE no Portal da Amazônia
Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto continua sendo uma referencia no Ramo Mineral Brasileiro.
Publicado em: 25/11/2018 ás 11:31:00 Autor: Assessoria Fonte: Assessoria
Foto Por: Assessoria

A COOGAVEPE está recebendo a visita de uma delegação composta por oito cooperativas do ramo mineral e de técnicos da Organização das Cooperativas Brasileiras do estado do Amapá e de Brasília-DF.

 

Cerca de 25 pessoas fazem parte da comitiva que foi recebida na sede da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, oportunidade em que conheceram todas as dependências físicas da instituição, o quadro de técnicos e colaboradores e a sua logística e estrutura funcional para atender os mais de 6.000 cooperados dos sete municípios de sua abrangência.

 

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, palestrou sobre o histórico de todas as etapas enfrentadas até se chegar a fundação da cooperativa em meados de 2007, e que hoje é uma referencia em todo território nacional em se tratando do ramo mineral.

 

Temas como: gestão administrativa, organização contábil, legislação, tecnologias e metodologias aplicadas e desenvolvimento econômico e social foram abordados para que as Cooperativas Amapaenses sejam bem sucessivas na missão de fomentar a atividade e garantir estabilidade nas ações de interesse específico dos cooperados, estimulando um ambiente participativo, democrático e justo.

 

A Delegação de Cooperativas de Mineração do Amapá conheceram também a funcionalidade do Viveiro Municipal de Mudas gerido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a COOGAVEPE. Os trabalhos estão concentrados na meta de produção de 100.000 mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais que já estão sendo utilizadas nos projetos de recuperação de áreas degradadas que inclusive contam com assistência técnica do Departamento Ambiental da Cooperativa de Garimpeiros.

 

No Garimpo Filão da Porteira eles puderam acompanhar o emprego de mecanização no processo de extração de ouro, que por sua vez assegura um melhor reaproveitamento do rejeito mineral na extração modalidade subterrânea. A operação altamente tecnificada vem acompanhada de pesquisas, medidas de segurança no trabalho e minimização dos impactos ambientais.

 

O último compromisso da Comitiva Cooperativista do Amapá foi uma palestra com o Piscicultor e Produtor Rural, Vilamir José Longo, que utilizou recursos audiovisuais para mostrar a recuperação dos passivos ambientais provocados pelo garimpo transformando-as em novas alternativas de fonte de renda, como as cadeias produtivas de criação de peixes da espécie Pirarucu e cultivo do pequi gigante, ambos bem sucedidos na região da Gleba ETA em Peixoto de Azevedo.

 

Cooperativas Visitantes:

 

COOGAL – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Lourenço

 

COOMING – Cooperativa Mineral de São Domingos

 

COOPGAVIN – Cooperativa de Garimpeiros do Vale Vila Nova

 

COOPERVALE – Cooperativa do Vale do Amapari

 

COGACA – Cooperativa do Vale do Capivara

 

COOMEJ – Cooperativa de Mineração Especializada do Vale do Jari

 

MINACOOP – Cooperativa Extrativista

 

Mineral dos Vales do Oiapoque e Cassiporé

 

COOEMAP – Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá

  • Tags:
  • Visita
©2018 - Resumo Diário - Todos os direitos reservados.