Fonte: Muvuca Popular
Escrito por: Muvuca Popular
Sintep afirma que aulas on-line não são eficazes e aumentam estresse dos professores
Sindicato denuncia excesso de trabalho dos professores diante da nova realidade.
Em Mato Grosso, a rede estadual retomou as aulas, de forma remota, em 3 de agosto.
Em Mato Grosso, a rede estadual retomou as aulas, de forma remota, em 3 de agosto. De acordo com o Sintep, a forma de ensino não é eficaz aos estudantes e tem gerado ansiedade nos professores.
Segundo o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, nos relatos registrados pelos educadores nas redes sociais, destacam-se o desespero dos profissionais frente a demanda exigida pelas aulas remotas e a percepção de que o resultado já está comprometido. “São inúmeras as queixas, do excesso de trabalho para além da jornada à dedicação sete dias por semana para atender todas as demandas, que o modelo virtual e a ausência de assistência do governo, exigem”.
“O que temos constatado com essa experiência foram as dificuldades dos familiares acompanharem seus filhos, a sobrecarga de trabalho dos docentes e da equipe gestora, e a maioria dos estudantes dispersos e sem disciplina para estudar. Sei que existem avaliações desses alunos em curso, mas desconheço os resultados. Isso não é divulgado”, acrescentou.
Para o sindicalista, falta de políticas públicas que atendam a esses estudantes e profissionais, como parceria com operadoras de telefonia para assegurar a internet, ou bônus de créditos, já que muitos estudantes apesar do celular, não possuem conectividade para acesso às aulas on-line. Além disso, afirmou que faltou a elaboração de um projeto de atendimento aos estudantes carentes, com metodologias inclusivas e interativas.
“O objetivo é cumprir o calendário escolar, mesmo que a aprendizagem e a formação não sejam priorizadas”, declarou.
Contudo, os estudantes da rede estadual de ensino também afirmam que estão encontrando dificuldades em assimilar os conteúdos além dos problemas de acesso à internet.