Seção de atalhos e links de acessibilidade

Estado 21/01/2026 às 07:57

Fonte: Nortão Online

Escrito por: Nortão Online

Correnteza arrasta casa durante temporal em cidade de MT

Correnteza arrasta casa durante temporal em cidade de MT


Foto Principal Notícia

Foto Por: Nortão Online

A forte chuva registrada entre segunda-feira (19) e hoje (20) provocou transtornos e prejuízos no distrito de Nova União, em Cotriguaçu (a 954 km de Cuiabá), Mato Grosso. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte dos danos. Em um dos registros, é possível ver a força da água arrastando uma casa de madeira, impressionando moradores pela intensidade da correnteza.

A Coordenadoria de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado informou que o acúmulo de chuva nessa região, nas últimas 24 horas, chegou a 93 mm.

Moradores relatam que a chuva ocorreu de forma rápida e intensa, fazendo com que córregos e áreas baixas transbordassem em pouco tempo. Até o momento, não há informação sobre feridos.

A equipe estadual da Defesa Civil está em contato com o município, orientando sobre as ações necessárias para decretar situação de emergência. Enquanto isso, a prefeitura realiza o levantamento das famílias afetadas no distrito de Nova União.

Alerta

O Inmet emitiu dois alertas para Mato Grosso. O alerta laranja, de perigo, é o mais severo e vale das 8h40 desta terça até as 23h59 desta quarta-feira (21). A previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Há risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, segue até domingo (25) e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. 

O Inmet orienta que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 



Ver mais