Seção de atalhos e links de acessibilidade

Polícia 01/07/2020 às 16:28

Fonte: Só Noticias

Escrito por: Só Noticias

Novo Mundo: Polícia Federal, IBAMA e Exército fazem operação contra extração ilegal de ouro

Os agentes da Polícia Federal de Sinop em parceria com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e apoio aéreo do Exército Brasileiro

A coordenação da operação confirmou, ao Só Notícias, que a ação abrangeu uma área de aproximadamente 450 hectares na região do encontro dos rios Braço Norte e Peixoto.


Foto Principal Notícia

Foto Por: Divulgação

Os agentes da Polícia Federal de Sinop em parceria com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e apoio aéreo do Exército Brasileiro deflagrou, ontem, a operação Solea para combater a extração ilegal de ouro na região de Novo Mundo (291 quilômetros de Sinop). A ações ainda estão sendo feitas e devem ser concluídas hoje à tarde.

 

A coordenação da operação confirmou, ao Só Notícias, que a ação abrangeu uma área de aproximadamente 450 hectares na região do encontro dos rios Braço Norte e Peixoto. Foram constadas quatro frentes de lavra de grandes dimensões em meio a floresta, operando com máquinas de grande porte sendo cinco escavadeiras hidráulicas e quatro tratores de esteira.

 

Foram constados também danos ambientais graves como desmatamento e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APP), incluindo destruição de igarapés e nascentes, além do uso não autorizado de mercúrio na depuração do ouro. Desdobradas em campo as equipes de policiais conseguiram identificar os responsáveis pelos delitos, efetuando prisão em flagrante e realizando perícias para quantificar os danos ambientais.

 

O IBAMA autuou os responsáveis pelas infrações, apreendendo o maquinário utilizado nos delitos, além de vários conjuntos moto bomba e milhares de litros de óleo diesel. As máquinas apreendidas foram deixadas a disposição de prefeituras da região para uso em benefício das comunidades locais em apoio às atividades de melhoria da infraestrutura desses municípios.



Ver mais