Seção de atalhos e links de acessibilidade

Política 02/03/2021 às 08:33

Fonte: G1 MT

Escrito por: G1 MT

Governo de MT atualiza decreto e permite abertura de comércio aos domingos até meio-dia

A normas passam a valer a partir desta quarta-feira (3). As medidas são impositivas para todo o estado e valem por 15 dias.


Foto Principal Notícia

Foto Por: G1 MT

O governo de Mato Grosso atualizou o decreto dessa segunda-feira (1º) que determinou toque de recolher e restringiu o funcionamento do comércio por 15 dias para tentar reduzir o contágio da Covid-19 no estado.

Com a alteração, o comércio está autorizado a funcionar até meio-dia aos domingos.

As medidas começariam a valer nesta terça-feira (2), mas o governo mudou a data e as medidas começam a valer na quarta-feira (3). As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.

 

Confira as medidas com a atualização:

 

 

  • De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h.
  • Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
  • Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
  • Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
  • Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
  • O transporte coletivo e por aplicativo podem funcionar normalmente.
  • Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
  • Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.
  • Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Covid-19 em Mato Grosso

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (1°), 252.528 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.832 óbitos em decorrência do coronavírus.

Nas últimas 24 horas, foram notificadas 1.639 novas confirmações de casos de coronavírus e 26 mortes. Dos 252.528 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.603 estão em isolamento domiciliar e 236.768 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 423 internações em UTIs públicas e 362 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 88,68% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.



Ver mais