Seção de atalhos e links de acessibilidade

Política 22/06/2021 às 07:58

Fonte: G1 MT

Escrito por: G1 MT

Mais de 2,7 mil presos são inscritos em prova para concluir estudo e reduzir pena em 50% em MT

Esse foi o maior número de inscrições feitas desde 2013. O exame dá a oportunidade aos presos de concluírem a educação básica.


Foto Principal Notícia

Foto Por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Esse foi o maior número de inscrições feitas desde 2013. O exame dá a oportunidade aos presos de concluírem a educação básica.

 

Mato Grosso tem 2.734 presos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). A prova é uma oportunidade dos reeducandos concluírem os estudos e rezudir a pena em até 50%.

 

De acordo com a Sesp-MT, esse foi o maior número de inscrições feitas desde 2013. Naquele ano, foram 150 inscrições e, em 2019, esse número chegou a 2.036.

 

O exame de certificação dá a oportunidade aos inscritos de concluírem a educação básica e de avaliarem seus conhecimentos nas provas.

 

Conforme a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o preso que concluir o ensino fundamental ou ensino médio poderá requerer a remição de pena de 50% da carga horária cumprida.

 

Estão incluídos no programa os que fazem uso de tornozeleira eletrônica, estão em regime semiaberto e aberto, e dentro do sistema penitenciário.

 

Por meio de iniciativa do Núcleo de Ensino nas Prisões (NEP), vinculado à Adjunta de Administração Penitenciária da Sesp-MT, pessoas que se encontram em outros regimes penais, como semiaberto e egressos do Sistema Penitenciário, terão a oportunidade de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

 

A secretaria informou que essa é a primeira vez que este público será atendido no estado com a realização do Encceja, em cumprimento ao Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos.



Ver mais