Fonte: Assessoria
Escrito por: Assessoria
Prefeito de Terra Nova do Norte participa de evento nacional sobre ampliação de mercados para produtos de origem animal
A participação no evento reforça o compromisso da gestão municipal em buscar iniciativas e parcerias que promovam o desenvolvimento do campo e ampliem as oportunidades para os produtores de Terra Nova do Norte.
Na última sexta-feira, 13 de março de 2026, o prefeito de Terra Nova do Norte-MT, Pascoal Alberton, esteve em Cuiabá representando os municípios que integram o Consórcio Portal da Amazônia durante o evento ConSim – Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios.
O encontro é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e tem como objetivo orientar os consórcios públicos municipais sobre a regularização dos serviços de inspeção sanitária, permitindo a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Com essa integração, produtores que possuem inspeção municipal poderão ampliar seus mercados, possibilitando a comercialização de produtos como carnes, leite, ovos, mel e produtos artesanais em todo o território nacional, fortalecendo ainda mais a economia local.
Para Terra Nova do Norte, o avanço representa um importante passo no desenvolvimento da produção local. Com o fortalecimento do Selo de Inspeção Animal, o município amplia oportunidades para os produtores rurais e valoriza ainda mais o trabalho da agricultura familiar, incentivando a geração de renda e o crescimento do setor produtivo.
A participação no evento reforça o compromisso da gestão municipal em buscar iniciativas e parcerias que promovam o desenvolvimento do campo e ampliem as oportunidades para os produtores de Terra Nova do Norte.