Seção de atalhos e links de acessibilidade

Política 03/02/2026 às 13:59

Fonte: Nortão Online

Escrito por: Nortão Online

Usina de Teles Pires doa 36 mil mudas para recuperação de áreas degradadas na Amazônia em 2025

Usina de Teles Pires doa 36 mil mudas para recuperação de áreas degradadas na Amazônia em 2025


Foto Principal Notícia

Foto Por: Nortão Online

A Usina Hidrelétrica de Teles Pires, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Paranaíta (MT), doou, ao longo de 2025, 36 mil mudas de espécies florestais nativas da Região Amazônica, quantidade que equivale a 30 campos de futebol repletos de árvores. O programa beneficia produtores rurais que ajudam na recuperação de matas ciliares e na implantação de sistemas agroflorestais na região.

 

A iniciativa faz parte do Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal e Implantação de Viveiro de Mudas. O objetivo é resgatar sementes de espécies florestais presentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP) do reservatório e produzir mudas para o Programa de Recomposição Florestal.

 

Entre as mudas distribuídas estão espécies de alto valor ecológico, como ipês, jatobás, cedros, castanheiras, além de outras variedades características da região amazônica. A diversidade vegetal contribui para o aumento da resiliência dos ecossistemas, especialmente em áreas anteriormente utilizadas para pastagens.

 

"Com mais de 30 mil mudas já plantadas, estima-se que a área reflorestada ultrapasse 21 hectares. O reflorestamento melhora a qualidade do solo, reduz a erosão, aumenta a infiltração de água e reforça os recursos hídricos locais, sem contar que a vegetação nativa recria corredores ecológicos e habitats para espécies silvestres." afirma Jader Fernandes, Diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da AXIA Energia.

 

A distribuição das mudas ocorreu ao longo de todo o ano de 2025, seguindo o calendário de restauração florestal e as condições mais adequadas para o plantio. Os produtores receberam orientações sobre manejo, espaçamento, irrigação e acompanhamento das plantas, medidas que aumentam significativamente o índice de sobrevivência das mudas.

 

Para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa contribui para a recomposição da vegetação nativa, garante mais segurança hídrica, mais biodiversidade e estimula a participação dos produtores locais "O projeto cria oportunidades dos agricultores familiares e médios produtores regularizem os terrenos, além de diversificarem sistemas produtivos e recompor a floresta do município", destacou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Paranaíta, Taloana Garcia.

 

O programa reforça a importância da cooperação entre setor privado, poder público e produtores rurais na construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável, com foco no reflorestamento de Paranaíta e região.

 

SOBRE A AXIA ENERGIA

 

A AXIA Energia, maior empresa de energia 100% renovável do Hemisfério Sul, é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.



Ver mais