Seção de atalhos e links de acessibilidade

Política 22/06/2017 às 21:06

Fonte: Mídia News

Escrito por: Mídia News

DEM convida membros do PSB e oferece presidência em MT


Foto Principal Notícia

Foto Por: Arquivo

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, assim como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convidaram os deputados federais Fabio Garcia (PSB) e Adilton Sachetti (PSB) a se filiarem ao partido.

 

Ambos foram retirados do comando do PSB em Mato Grosso, pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, após Garcia votar de modo favorável à reforma trabalhista de Michel Temer (PMDB).

 

Além disso, Siqueira trouxe de volta ao partido o deputado federal Valtenir Pereira, e deu-lhe a presidência. O parlamentar é inimigo político de boa parte dos membros do PSB.

 

O convite de Agripino e Maia se estende aos quatro deputados estaduais do PSB e outras lideranças, como ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. A informação foi confirmada pelo presidente regional do DEM, deputado Dilmar Dal’ Bosco.

 

“Em nível nacional, teve uma conversa entre Rodrigo Maia, Agripino, Ronaldo Caiado, e outros, com deputados do PSB. Fizeram convite para que venham para o DEM. Conversei com o presidente nacional, que me perguntou se teria algum problema. Eu disse que não, até porque partido é bom quando se tem lideranças. Quanto mais lideranças, melhor”, disse Dilmar.

 

O deputado disse, inclusive, estar disposto a ceder o posto de presidente do DEM em Mato Grosso para os novos convidados.

 

Acho que seria justo fazermos dessa maneira, oferecer até a própria presidência

“Nós oferecemos parte do diretório. Para mim não tem problema de que assumam a presidência, até porque cargo é passageiro. Acho que seria justo fazermos dessa maneira, oferecer a presidência. São quatro deputados estaduais e dois federais. É muita força política que viria para dentro do partido”, afirmou.

 

O convite, segundo Dilmar, teria anuência dos ex-governadores Jayme e Júlio Campos, que são lideranças históricas do DEM.

 

Entretanto, o deputado disse ainda não ter uma resposta. Os membros do PSB avaliam meios de tirar Valtenir Pereira do comando do PSB.

 

“Eles estão avaliando, até porque em outubro tem as mudanças nos diretórios, inclusive na Nacional, e pode ter uma reviravolta nessa história, como ter alguém no nível nacional que pense igual a eles”, disse, se referindo a possibilidade de saída de Siqueira do comando do PSB.

 

Valtenir no PSB

 

Valtenir Pereira assumiu o comando do PSB na semana passada. Ele havia deixado a sigla em 2013, após divergências com o então prefeito de Cuiabá Mauro Mendes.

 

Carlos Siqueira, que foi responsável pelo convite, afirmou que o deputado retorna ao PSB para garantir “sintonia” entre a executiva estadual e a direção nacional.

 

O convite pode ser considerado uma resposta ao deputado federal Fabio Garcia, que votou favorável à reforma trabalhista do presidente Michel Temer, mesmo com o diretório tendo deliberado contra a proposta.

 

A cúpula do PSB em Mato Grosso, por sua vez, decidiu que não aceitará a permanência de Valtenir no comando da sigla e poderá, inclusive, questionar a presidência na Justiça.

 

Para o PSB, a decisão da direção nacional do partido foi “absurdamente incoerente”, já que Valtenir também votou a favor da reforma trabalhista.



Ver mais